MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO: UMA “VISÃO ALÉM DO ALCANCE”?

Autores

  • Adriana Brum UFPR
  • André Mendes Capraro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52730

Palavras-chave:

Jornalismo. Esportes. Identidade de gênero. Meios de comunicação.

Resumo

Apesar de serem maioria nas redações jornalísticas brasileiras, as mulheres ainda são, aparentemente, minoria nas editorias de esportes dos meios de comunicação. Também são minoria as reportagens sobre esportes e atletas femininos. O presente artigo visa melhor compreender, por meio de entrevistas, utilizando a metodologia da História Oral, com dez jornalistas da área esportiva em Curitiba (Paraná, Brasil), o ponto de embate social entre três campos distintos e interrelacionados: esporte, gênero e mídia, focando as dificuldades elas que encontram em seus trabalhos e também quais processos utilizam para selecionar as informações com força para se tornarem notícias, seguindo pressupostos dos estudos de comunicação voltados ao emissor (Newsmaking). Em seus relatos, verificou-se que reproduzem o modelo de produção jornalístico sob a dominância masculina e capitalista no esporte e que também estão sujeitas a pressões, tais como ações de preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Brum, UFPR

mestranda do programa de pós graduação do departamento de educação física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Sociologia do Esporte e Lazer. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciada em Letras- Português.

André Mendes Capraro, UFPR

Professor doutor dos programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História e Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia (2012-2013).

Publicado

2015-08-24

Como Citar

BRUM, A.; CAPRARO, A. M. MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO: UMA “VISÃO ALÉM DO ALCANCE”?. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 959–971, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52730. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52730. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais