DIÁLOGOS ENTRE O CORPO E A NATUREZA: AS PRÁTICAS CORPORAIS AO AR LIVRE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

André Dalben

Resumo


O artigo pretende oferecer uma contribuição aos professores de Educação Física por meio de uma abordagem histórica do corpo, da natureza e das práticas corporais ao ar livre. O seu objetivo é analisar a história das práticas corporais ao ar livre e as relações estabelecidas ao longo do tempo com o universo escolar. A sua justificativa está atrelada à necessidade de definirmos e legitimarmos as práticas corporais ao ar livre como um conteúdo da cultura corporal passível de ser abordado pela Educação Física Escolar.

 

 


Palavras-chave


Educação física. História. Corpo. Exercício.

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.51251



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment