UMA HISTÓRIA DAS INSTRUMENTALIDADES DO ESPORTE NO CAMPO DO ASSOCIATIVISMO ESPORTIVO EM PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48215

Palavras-chave:

História. Esportes. Associações. Clubes.

Resumo

Este artigo trata de como as instrumentalidades do esporte se modificaram no espaço do associativismo esportivo porto-alegrense do final do século XIX até meados do século XX. As fontes consultadas para a realização deste estudo, jornais e revistas, revelaram que, mais do que espaço de desenvolvimento do esporte, as associações esportivas também foram instrumentalizadas para alcançar outros objetivos, demonstrando que são mecanismos de modificação social. Desde a fundação, as associações esportivas se constituíram em espaços de instrumentalização intrínseca e/ou extrínseca do esporte.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS, com bolsa CAPES. Mestre no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física- NEHME- ESEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, práticas náuticas e aquáticas, História Social, História Cultural, identidades culturais e esportivização. Participante do 19th International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia, em 2012. 

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol (UFSM) e Especialização em Pesquisa Curricular (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). É professora associada da Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS, onde atua nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física, além de estudos históricos e socioculturais sobre o esporte olímpico e paralímpico, e esporte adaptado.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

SILVA, C. F. da; MAZO, J. Z. UMA HISTÓRIA DAS INSTRUMENTALIDADES DO ESPORTE NO CAMPO DO ASSOCIATIVISMO ESPORTIVO EM PORTO ALEGRE/RS. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 377–389, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48215. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48215. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais