ACESSO ABERTO A ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS QUE PUBLICAM E CITAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DE ESPANHA.

Autores

  • Joaquín Reverter Masia Universidad de Lleida
  • Vicenç Hernández-González Universidad de Lleida
  • Nuria Sans-Rosell Universidad de Lleida
  • Carme Mayolas-Pi Universidad de Zaragoza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47460

Palavras-chave:

Docentes. Revistas eletrônicas. Acesso aberto. Artigo de revista.

Resumo

A publicação aberta de artigos e o depósito em repositórios ou páginas contribuem para a divulgação e o debate científico. O objetivo deste trabalho é identificar essas práticas nas revistas que publicam e citam professores universitários espanhóis. Para além disto, neste trabalho analisa-se as bases de dados da Web of Science (WoS) e Scopus, número de artigos por autor e o número de autores por artigo. O estudo mostra que as revistas indexadas no Scopus recebem mais citações que as indexadas na WoS. Mais de 75 % dos professores não publicam artigos em revistas indexadas nas bases de dados analisadas. O número médio de autores por artigo é de 5,4 autores para WoS e 6,4 para Scopus. E o número de artigos por professor é de 7,7 WoS e 9,7 Scopus. A maioria das revistas não publica seus artigos em acesso aberto e poucas dispõem de informação sobre o depósito em repositórios. Em relação ao número total de citações e artigos em WoS e Scopus, verificaram-se correlações altamente positivas. Por fim, concluiu-se sobre a necessidade da abertura da informação científica para a comunidade internacional, prática que poderia melhorar a difusão e o impacto das revistas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquín Reverter Masia, Universidad de Lleida

Grupo de Investigación Consolidado Movimiento Humano

Departamento de Didàctiques Específiques.

Vicenç Hernández-González, Universidad de Lleida

Grupo de Investigación Consolidado Movimiento Humano

Departamento de Didàctiques Específiques.

Nuria Sans-Rosell, Universidad de Lleida

Grupo de Investigación Consolidado Movimiento Humano

Departamento de Didàctiques Específiques.

Carme Mayolas-Pi, Universidad de Zaragoza

Grupo de Investigación Consolidado Movimiento Humano

Sección Educación Física y Deportes.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

MASIA, J. R.; HERNÁNDEZ-GONZÁLEZ, V.; SANS-ROSELL, N.; MAYOLAS-PI, C. ACESSO ABERTO A ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS QUE PUBLICAM E CITAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DE ESPANHA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 419–433, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47460. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais