AS APRENDIZAGENS DA GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS DA REALIDADE

Autores

  • Ana Rita Lorenzini Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: arita@globo.com
  • Celi Nelza Zülke Taffarel Pós-doutorado pela Universitat de Oldenburg (Alemanha) Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) E-mail: taffarel@ufba.br
  • Lívia Tenório Brasileiro Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora da Universidade de Pernambuco (UPE) E-mail: livtb@hotmail.com
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: mmelo19@hotmail.com
  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: marciliosouzajr@hotmail.com
  • Rodrigo Oliveira Falcão Doutorando e Mestre do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.47260

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem, Ginástica

Resumo

O objetivo consistiu em analisar as aprendizagens da ginástica que entrelaçam o conteúdo e o signo em aulas de Educação Física na perspectiva crítico-superadora, no primeiro ciclo do ensino fundamental. Alinhada à abordagem teórica marxista, a pesquisa utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, analisando 28 aulas documentadas num diário de campo. Concluiu-se que o processo de identificação dos dados da realidade materializou as aprendizagens elevando os níveis do pensamento teórico nos aprendizes que formaram representações sobre a ginástica, sendo esta um conteúdo e signo da Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Lorenzini, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: arita@globo.com

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LABORATÓRIO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS

Celi Nelza Zülke Taffarel, Pós-doutorado pela Universitat de Oldenburg (Alemanha) Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) E-mail: taffarel@ufba.br

 

Pós-doutorado pela Universitat de Oldenburg (Alemanha)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

E-mail: taffarel@ufba.br

Lívia Tenório Brasileiro, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora da Universidade de Pernambuco (UPE) E-mail: livtb@hotmail.com

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da Universidade de Pernambuco (UPE)

E-mail: livtb@hotmail.com

Marcelo Soares Tavares de Melo, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: mmelo19@hotmail.com

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor da Universidade de Pernambuco (UPE)

e-mail: mmelo19@hotmail.com 

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) e-mail: marciliosouzajr@hotmail.com

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE)

e-mail: marciliosouzajr@hotmail.com 

Rodrigo Oliveira Falcão, Doutorando e Mestre do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB.

RODRIGO FALCÃO CABRAL DE OLIVEIRA

Doutorando e Mestre do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB.

e-mail: rodrigo_fcoliveira@hotmail.com

Publicado

2015-08-24

Como Citar

LORENZINI, A. R.; TAFFAREL, C. N. Z.; BRASILEIRO, L. T.; MELO, M. S. T. de; SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; FALCÃO, R. O. AS APRENDIZAGENS DA GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS DA REALIDADE. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 877–888, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47260. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47260. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais