ESPORTE PARALÍMPICO NA ESCOLA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Tiago Borgmann Universidade Estadual de Campinas
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43470

Palavras-chave:

Revisão. Educação especial. Educação Física. Esportes.

Resumo

O esporte paralímpico é o principal meio de divulgação do esporte adaptado, presente também na escola, sendo o termo Educação Paralímpica agregador das atividades educacionais relacionadas a este movimento. As principais formas de inserção encontradas foram: o Dia Paralímpico Escolar (DPE), na Europa, e as aulas de Educação Física, no Brasil. Após levantamento bibliográfico de artigos originais, foram encontradas mudanças nos aspectos gerais relacionados à inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física. Esta temática ainda carece de estudos e propostas adequadas ao contexto cultural para fomentação do esporte paralímpico no âmbito acadêmico e escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Borgmann, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física, área de Atividade Física Adaptada. Grupo de Estudos e Pesquisa em Esportes e Deficiência Visual (GEPEDV). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada (GEPAMA). Grupo de Estudos e Pesquisa em Esportes e Deficiência Visual (GEPEDV). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

BORGMANN, T.; GAVIÃO DE ALMEIDA, J. J. ESPORTE PARALÍMPICO NA ESCOLA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 53–68, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.43470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43470. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.