A Educação da Mãe Carinhosa e o Discurso Das Práticas Corporais e Esportivas nas Páginas da Pais & Filhos

Autores

  • Maria Simone Vione Schwengber UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.4342

Palavras-chave:

Corpo humano. Identidade de gênero. Gestantes. Meios de comunicação de massa.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa inspirada nos campos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais que se aproximam das teorizações pós-estruturalistas de Michel Foucault (1988; 1997). Nele discuto a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos de modo geral, e o das mulheres de forma específica, se intensifica, a partir do século XVIII. Temos definido esse processo educativo contemporâneo mais amplo, como “politização do feminino e da maternidade” (MEYER, 2003), um processo que, por extensão, inclui a “politização do corpo grávido” (SCHWENGBER, 2006). Para fazer essa discussão, examinei a revista Pais e Filhos, no período de 1968 a 2004, utilizando das estratégias metodológicas da análise de discurso. Do resultado das análises focalizo um movimento que permite visualizar a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos grávidos se intensifica, por meio das práticas corporais, construindo diferentes posições de sujeito: a de mãeesportiva (que cuida e se cuida); a que abriga e protege; a carinhosa e protetora, responsável pelo filho perfeito.

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Biografia do Autor

Maria Simone Vione Schwengber, UNIJUÍ

Doutora em Educação pela UFRGS

Publicado

2009-02-16

Como Citar

SCHWENGBER, M. S. V. A Educação da Mãe Carinhosa e o Discurso Das Práticas Corporais e Esportivas nas Páginas da Pais & Filhos. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 209–232, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.4342. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/4342. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais