SOB RÉDEAS CURTAS, DE CABELOS LONGOS: REFLEXÕES SOBRE MULHERES NO HIPISMO

Autores

  • Vanessa Silva Pontes Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.42789

Palavras-chave:

Hipismo. Mulheres. Feminilidades. História

Resumo

Esta revisão crítica descritiva busca refletir a inserção e a permanência da mulher no hipismo, iniciando uma discussão centrada na construção social das feminilidades dentro de uma modalidade elitizada e pouco explorada pelo campo das práticas corporais. A literatura abordada evidencia a existência de visões estereotipadas direcionadas às atletas quando o assunto é competição, família e emoção. O cavalo personifica-se como signo marcador e diferenciador das identidades de gênero inseridas nas práticas equestres, ainda que a modalidade se abstenha da desigualdade entre os sexos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Silva Pontes, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ

Graduanda em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro,

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidad Autonoma de Asuncion (2009). Atualmente é professor efetivo da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Leciona as disciplinas Fundamentos do Voleibol e Aplicações Pedagógicas em Voleibol. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, masculinidades, cultura, gênero e metodologia do ensino do voleibol. 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

PONTES, V. S.; PEREIRA, E. G. B. SOB RÉDEAS CURTAS, DE CABELOS LONGOS: REFLEXÕES SOBRE MULHERES NO HIPISMO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1197–1222, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.42789. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/42789. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios