A INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA NOS CLUBES DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX

Autores

  • Fabio Faria Peres Programa de Pós-graduação em História Comparada, Instituto de História Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ)
  • Victor Andrade de Melo Programa de Pós-graduação em História Comparada, Instituto de História Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41602

Palavras-chave:

História da Educação Física, Ginástica

Resumo

Esse estudo tem por objetivo discutir a introdução da ginástica nos clubes do Rio de Janeiro do século XIX, mais especificamente nas agremiações formadas majoritariamente por “nacionais”. Trata-se de uma pesquisa histórica; como fontes foram utilizados jornais publicados na capital entre os anos 1850 e 1889. Espera-se melhor entender uma importante faceta da presença da prática na sociedade fluminense, uma expressão das mudanças pelas quais passava a cidade e da construção de uma nova sensibilidade pública para as atividades físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Faria Peres, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Instituto de História Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ)

Graduado em Ciências Sociais e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre e doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Desenvolve Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ) e é membro do Laboratório de Estudos da História do Esporte e do Lazer.

Victor Andrade de Melo, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Instituto de História Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/IH/UFRJ)

Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e Educação/Faculdade de Educação, onde tambem atua na graduação.

Publicado

2014-02-19

Como Citar

PERES, F. F.; MELO, V. A. de. A INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA NOS CLUBES DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 471–493, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.41602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41602. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.