DEMANDAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ADAPTAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Luiz Sanches Neto Unesp - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
  • Willian Lazaretti da Conceição Doutorando em Educação - Unicamp Professor na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus XII
  • Tiemi Okimura-Kerr Centro Universitário Sant'Anna. Rede Estadual de Educação SP
  • Luciana Venâncio Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Audrei Juliana Zeferino Vogel Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • André Luiz França Universidade Cidade de São Paulo - UNICID Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Luciano Nascimento Corsino Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Jéssica Camila Ramos Rodrigues Rede Estadual de Educação de São Paulo
  • Tatiana Pereira de Freitas Centro Universitário Nove de Julho-Uninove Rede Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Ambiente Socioeconômico. Características Culturais.

Resumo

Neste trabalho, tratamos da possibilidade do ensino de temas que remetem às demandas do ambiente na prática pedagógica da Educação Física. Identificamos e classificamos essas demandas como administrativas e econômicas, estéticas e filosóficas, virtuais, históricas e geográficas, sociológicas e políticas, físicas e naturais. Discutimos como as dinâmicas específicas – da cultura, do movimento, do corpo e do ambiente – permitem suscitar certos questionamentos sobre a pertinência da temática e suas repercussões na profissionalidade dos docentes. Consideramos que, no contexto da intervenção cotidiana, há perspectivas de adaptação e de transformação que podem ser aprofundadas em conjunto com os alunos durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Sanches Neto, Unesp - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP); Mestre em Educação Física Escolar e Doutorando em Formação Profisisonal no Campo de Trabalho da Educação Física (Unesp); Membro do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e da American Educational Research Association (AERA).

Bolsista FAPESP (2013-2014). Pesquisador Visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-2014)

Willian Lazaretti da Conceição, Doutorando em Educação - Unicamp Professor na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus XII

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo-UNIFIG (05/07), Especialização em Educação Física escolar (08/10) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (10/12) e Doutorando em Educação pela UNICAMP(13/16). Participa do Grupo Autônomo de Estudo em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores- , do grupo de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude - Violar (Unicamp) realizando estudos na área de Educação para adolescentes em privação de liberdade. Associado ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Tiemi Okimura-Kerr, Centro Universitário Sant'Anna. Rede Estadual de Educação SP

Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio naRede Estadual de Educação de São Paulo e no ensino superior no Centro Universitário Unisant'anna. É educadora on line do curso EAD de especialização em Educação Física pela REdefor-Unicamp e foi tutora no curso semi-presencial de Pedadogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

Bolsista FAPESP (2011-2014). Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Luciana Venâncio, Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Rede Municipal de Educação de São Paulo

Doutoranda em Educação na Unesp-Presidente Prudente; Bolsista Doutorado FAPESP; Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialização em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestrado em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro. Professora Convidada/Palestrante em cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Física Escolar, Ensino Superior. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo.

Audrei Juliana Zeferino Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui Licenciatura pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é Tutora à distância do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Programa de Formação Inicial PRÓ-LICENCIATURA , da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Tem experiência na Educação Básica do Estado de São Paulo e Espírito Santo e em programas educacionais em ONGs. Concentra sua área de interesse, estudo e de pesquisa sobre temáticas relacionadas à Escola, Educação Física, formação docente e a construção identitária.

André Luiz França, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID Rede Municipal de Educação de São Paulo

Graduação em Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo (2006). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de São Paulo e da Rede Sesi de ensino.

Luciano Nascimento Corsino, Rede Municipal de Educação de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos. É autor do livro O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Feminismo - UFJF e do Grupo de Pesquisa Corpo e Educação - UNICAMP

Jéssica Camila Ramos Rodrigues, Rede Estadual de Educação de São Paulo

Possui graduação pela Unicastelo (2006) e especialização Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2008) . Atualmente é Professora Titular na Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Tatiana Pereira de Freitas, Centro Universitário Nove de Julho-Uninove Rede Estadual de Educação de São Paulo

Possui Mestrado em Educação, pela PUC-SP e Especialização em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora de Educação Física - Universidade Nove de Julho - UNINOVE, EE João Batista de Brito.

Downloads

Publicado

2013-08-26

Como Citar

SANCHES NETO, L.; CONCEIÇÃO, W. L. da; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; VOGEL, A. J. Z.; FRANÇA, A. L.; CORSINO, L. N.; RODRIGUES, J. C. R.; FREITAS, T. P. de. DEMANDAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ADAPTAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 309–330, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.41079. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41079. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios