CORPOS NA ESCOLA : reflexões sobre educação física e religião

Autores

  • Ana Carolina Capellini Rigoni Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Jocimar Daolio UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40678

Palavras-chave:

Educação Física, corpo, religião evangélica.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado a respeito da tensão entre alguns conhecimentos produzidos no âmbito da Educação Física (EF) e aqueles produzidos no âmbito religioso. O estudo constituiu-se em uma etnografia realizada numa escola pública na cidade de Campinas, SP. Foram selecionadas cinco meninas evangélicas, pertencentes a turmas de Ensino Médio. O objetivo foi compreender o modo como estas meninas relacionam aquilo que a igreja ensina com outras formas de gerir o corpo, que aprendem fora do âmbito religioso, e ainda, em que medida a EF exerce um papel de tensão nesta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS

Universidade Federal de São João Del Rei

Jocimar Daolio, UNICAMP

Faculdade de Educação Física - FEF

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Publicado

2014-03-19

Como Citar

RIGONI, A. C. C.; DAOLIO, J. CORPOS NA ESCOLA : reflexões sobre educação física e religião. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 875–894, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.40678. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40678. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais