MMA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUTA VAI COMEÇAR

Autores

  • Daniel Giordani Vasques Colégio São José - Caxias do Sul-RS
  • José Beltrão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.37713

Palavras-chave:

MMA. Luta. Esporte. Educação Física escolar.

Resumo

O MMA – fruto de uma histórica tensão entre a busca pelo mais forte e a tolerância à violência socialmente aceita – tem se tornado extremamente popular no Brasil, sendo alvo de debates também entre crianças e adolescentes. Aparenta ser uma manifestação cultural relevante para a Educação Física escolar e que, inclusive, pode ocupar o lugar (pouco ocupado) das lutas tradicionais na Educação Física. Contudo, violência nas lutas, formação precária dos professores e rejeição da comunidade podem afastar dos alunos o conhecimento científico sobre essa modalidade. Assim, discutimos o MMA enquanto manifestação sociocultural e seu tensionamento com a Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Colégio São José - Caxias do Sul-RS

Possuo licenciatura (2004) e mestrado (2008) em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tenho experiência como professor no ensino básico (educação infantil, ensinos fundamental e médio) e no ensino superior, tendo atuado nos cursos superiores de licenciatura e bacharelado em Educação Física em universidades federais e privada. De 2010 a 2012, estive como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e, desde então, tenho atuado no campo da Educação Física escolar. Sou membro do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF), onde tenho estudado a antidopagem no esporte a partir de um olhar sociocultural. Desde o início de 2018, atuo como professor do Colégio de Aplicação da UFRGS, onde estudo as relações esporte-escola-sociedade.

José Beltrão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

VASQUES, D. G.; BELTRÃO, J. MMA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUTA VAI COMEÇAR. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 289–308, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.37713. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/37713. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios