MULHERES TOMANDO A LIDERANÇA OU MULHERES TOMANDO A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS ALEMÃS

Autores

  • Gertrud Pfister University of Copenhagen
  • Sabine Radtke University of Stirling

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3549

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Liderança. Predomínio social. Organizações esportivas. Trabalho feminino

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de três estudos empíricos, levados a cabo no projeto Mulheres Tomando a Liderança, na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha. A pesquisa, que compreende todos os executivos, homens e mulheres, nas federações esportivas alemãs, incluiu questões relacionadas à sócio-demografia dos atores, suas carreiras como executivos nas organizações esportivas, bem como em suas próprias carreiras, tanto no esporte como nas profissões específicas. A pesquisa revela diferenças marcantes de gênero, idade, situação familiar, responsabilidades nos comitês executivos, duração do emprego e barreiras na carreira. Realizamos 23 entrevistas de profundidade, semi-estruturadas, com mulheres em cargo de liderança, a fim de explorar suas perspectivas individuais. Entrevistamos também nove homens e sete mulheres que não atuam mais no esporte, com vistas a identificar barreiras que levaram essas pessoas a interromperem, prematuramente, suas atividades em cargo de liderança. Este grupo representa informantes de elite, com excelente insight sobre suas organizações e que experimentaram barreiras, que resultaram na interrupção do trabalho. Os discursos mostram diferenças consideráveis, em relação a experiências, atitudes e avaliações de homens e mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gertrud Pfister, University of Copenhagen

Professora doutora, Institute of Exercise and Sport Sciences. University of Copenhagen, Denmark. E-mail: gpfister@ifi.ku.dk

Sabine Radtke, University of Stirling

Doutora, University of Stirling, Stirling, Scotland, UK. E-mail: sradtke@zedat.fu-berlin.de

Downloads

Publicado

2008-04-17

Como Citar

PFISTER, G.; RADTKE, S. MULHERES TOMANDO A LIDERANÇA OU MULHERES TOMANDO A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS ALEMÃS. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 91–129, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3549. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3549. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais