ANÁLISE ETNOGRÁFICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM BRINCADEIRAS REALIZADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PESQUISA EM BUSCA DOS SIGNIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2922Palavras-chave:
Antropologia cultural. Identidade de gênero. Pré-escolarResumo
Esta pesquisa partiu do referencial fornecido pelas Ciências Humanas, em especial o da Antropologia Social, para analisar como um determinado grupo de crianças de pré-escola confere significados às relações de gênero nas brincadeiras por elas realizadas no ambiente de uma creche. Neste trabalho, foi enfatizado o procedimento teóricometodológico utilizado para a realização da pesquisa, por possibilitar a interpretação do enredo composto pelas categorias de infância, gênero e instituição escolar. Além disso, a pesquisa qualitativa tem se tornado freqüente na área de Educação Física, ampliando a compreensão dos significados presentes nas ações humanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-29
Como Citar
SILVA, A. M. da; DAOLIO, J. ANÁLISE ETNOGRÁFICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM BRINCADEIRAS REALIZADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PESQUISA EM BUSCA DOS SIGNIFICADOS. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–36, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2922. Acesso em: 19 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0