ANÁLISE ETNOGRÁFICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM BRINCADEIRAS REALIZADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PESQUISA EM BUSCA DOS SIGNIFICADOS

Autores

  • Alan Marques da Silva
  • Jocimar Daolio

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2922

Palavras-chave:

Antropologia cultural. Identidade de gênero. Pré-escolar

Resumo

Esta pesquisa partiu do referencial fornecido pelas Ciências Humanas, em especial o da Antropologia Social, para analisar como um determinado grupo de crianças de pré-escola confere significados às relações de gênero nas brincadeiras por elas realizadas no ambiente de uma creche. Neste trabalho, foi enfatizado o procedimento teóricometodológico utilizado para a realização da pesquisa, por possibilitar a interpretação do enredo composto pelas categorias de infância, gênero e instituição escolar. Além disso, a pesquisa qualitativa tem se tornado freqüente na área de Educação Física, ampliando a compreensão dos significados presentes nas ações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Marques da Silva

Professor da rede pública de ensino em Campinas-SP. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC)

Jocimar Daolio

Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC)

Downloads

Publicado

2007-12-29

Como Citar

SILVA, A. M. da; DAOLIO, J. ANÁLISE ETNOGRÁFICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM BRINCADEIRAS REALIZADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PESQUISA EM BUSCA DOS SIGNIFICADOS. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–36, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2922. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais