Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2904Palavras-chave:
Narrativas. Docente. Pesquisa qualitativa. Educação física. PesquisadoresResumo
Este artigo registra a recente experiência dos(as) autores(as) num exercício de formação através da construção narrativa. Os objetivos, nesse exercício, foram o de aprender e o de interrogar-se sobre até que ponto os estudos que utilizam a perspectiva narrativa podem ser, concomitantemente, processos de formação e processos de investigação. A oportunidade de fazer essa aprendizagem, construída no interior do grupo, exigiu aprender a trabalhar nos limites do tensionamento da relação dialética entre o individual e o coletivo. Apresentamos, aqui, aprendizagens efetuadas com o exercício narrativo, suas possibilidades para o campo de estudos da formação de professores(as) e as limitações teórico-metodológicas encontradas.Downloads
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Publicado
2007-12-28
Como Citar
WITTIZORECKI, E. S.; BOSSLE, F.; SILVA, L. O. e; GÜNTHER, M. C. C.; SANTOS, M. V. dos; SANCHOTENE, M. U.; MOLINA, R. K.; DIEHL, V. R. O.; MOLINA NETO, V. Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a). Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 9–33, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2904. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2904. Acesso em: 18 abr. 2024.
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