Da ortopedia à eficiência dos corpos: a gymnastica e as exigências da “vida moderna” (Minas Gerais, 1906-1930)

Autores

  • Tarcísio Mauro Vago

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2850

Palavras-chave:

Ginástica. Educação Física. Escola. Corpo. História da Educação Física

Resumo

O artigo trata da inserção da ginástica (Educação Física) nos programas de ensino primário em Minas Gerais, nas três primeiras décadas do século XX, discutindo representações que conformaram seu ensino. Neste período, teria ocorrido uma reconfiguração no seu primado orientador: se inicialmente a ginástica foi orientada como prática ortopédica de correção dos corpos de crianças, a década de 1920 parece trazer novas exigências para ela, articuladas às necessidades de organização do trabalho. É então que o primado da eficiência impõem-se como orientador de seu ensino. Da ortopedia à eficiência, a Educação Física refinava sua sintonia com a “vida moderna”.

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

VAGO, T. M. Da ortopedia à eficiência dos corpos: a gymnastica e as exigências da “vida moderna” (Minas Gerais, 1906-1930). Movimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 77–97, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2850. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2850. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Em foco