Escola Postural: um caminho para o conhecimento de si e o bem-estar corporal

Autores

  • Jorge Luiz de Souza
  • Adriane Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2820

Palavras-chave:

Escola Postural. Conhecimento de Si.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido com participantes de um programa de Escola Postural na EsEF/UFRGS. O objetivo do estudo foi refletir sobre as percepções dos participantes acerca das atividades teórico-vivenciais propostas no transcorrer do programa. O estudo foi composto por dez participantes voluntários e as informações coletadas foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, memoriais descritivos, e notas de campo. As explicações teóricas a respeito da estrutura ósteo-articular despertaram-lhes o interesse de observarse e pensar-se mais nas atividades de vida diária. Os exercícios (alongamento, mobilização e percepção corporal) possibilitaram que os participantes percebessem suas limitações e melhorassem sua capacidade de movimento. As atividades lúdicas foram consideradas relevantes à integração e descontração do grupo. As atividades de relaxamento foram referenciadas durante todo o programa como um momento que facilitou o bemestar. Em suma, a combinação de explicações teóricas e vivências corporais mostrou-se benéfica aos participantes no que se refere ao conhecimento de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

SOUZA, J. L. de; VIEIRA, A. Escola Postural: um caminho para o conhecimento de si e o bem-estar corporal. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 101–122, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2820. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2820. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1