A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - PERÍODO NOTURNO: UM ESTUDO PARTICIPANTE

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Resumo


O presente estudo caracterizou-se por ser do tipo participante e teve como objetivo geral analisar a viabilidade do desenvolvimento da disciplina Educação Física no ensino médio, período noturno, por meio de uma proposta metodológica de Ensino Aberto. O estudo constituiu-se de quatro etapas básicas de desenvolvimento que foram: primeira, diagnóstico geral da situação da Educação Física no CAIC/UEM- turno noturno,- segunda, elaboração de uma proposta participativa para o desenvolvimento da Educação Física, baseada na metodologia de Ensino Aberto,- terceira, desenvolvimento da proposta durante um semestre envolvendo as turmas de segundo ano dos cursos de Educação Geral e Auxiliar de Enfermagem e,- quarta, avaliação das ações desenvolvidas pelo estudo durante o semestre. Como resultado geral, pôde-se concluir que a Educação Física é plenamente viável de ser desenvolvida dentro do ensino noturno, com conteúdos significativos e de valor para seus participantes. Não houve nenhuma queixa ou comentário que desabonasse as estratégias adotadas e as ações desenvolvidas. Como ponto final do estudo, sugere-se que estudos da mesma natureza sejam desenvolvidos nas demais áreas do conhecimento, no período noturno, para que possam contribuir para uma mudança significativa da formação hoje ofertada ao aluno trabalhador.

 

The aim of the present participating study was to analyze the feasibility of developing Physical Education in evening classes of Senior high school through an Open Teaching Methodology. It was carried out through the following basic phases: surveying Physical Education situation at CAIC/ UEM — evening classes,- establishing an interactionist plan to develop Physical Education based on the Open Teaching Methodology,- carrying out the plan during one semester involving senior highschool second year classes of the courses in General Education and Nurse Aides, selected for being halfway through the course and already having experienced Physical Education systematic teaching,-evaluating.


Palavras-chave


Ensino da Educação Física. Metodologia de ensino. Educação Física no Ensino Médio. Educação Física no Ensino Noturno.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2495

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment