A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS ALTERNATIVAS NOS LIMITES DE UM PROJETO EDUCATIVO HEGEMÔNICO

Autores

  • Alejandra Ruiz Mariel Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.22840

Palavras-chave:

Educação física escolar, identidade corporal, prática pedagógica

Resumo

A pesquisa teve a intenção de conhecer a contribuição da educação física na construção de identidades corporais da infância no contexto europeu atual. Desde o enfoque socioconstrutivista, (Gergen,  1992; Giddens, 1995; Castells, 2000; Hernández, 2000; Braidotti, 2000; Butler, 2003, dentre outros). A metodologia construtivista (Guba; Lincoln, 1994) e o estudo etnográfico (DENZIN, 1997) se reflete na construção de identidades corporais alternativas, nos limites de um projeto educativo hegemônico, que questionam as formas tradicionais do saber e anunciam a urgencia de um sujeito corporal político que merece uma nova articulação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Ruiz Mariel, Universidad de Barcelona

Doctora en educación por la Universidad de Barcelona (2011) titulo de la investigación: ‘Experiencias de corporeidad en la escuela primaria. Una narrativa corporal desde la perspectiva de los sujetos’. Con dirección del Dr. Fernando Hernández Hernández y la Dra. Cristina Alonso. Licenciada en Nivel Inicial por la Universidad de Lujan (2002) titulo de tesis final ‘Las prácticas transformadoras de la educación física en la dinámica institucional’, dirección del Lic. Raúl Sánchez y Profesora de Educación Física por el instituto Nacional de Educación Física Dr. Dalmascio Vélez Sarsfield  (1987) actualmente se desempeño como profesora de didácticas específicas en el Profesorado Universitario en Educación Física de la Universidad Nacional de Lujan, delegación San Fernando y en otras Universidades Nacionales entre otras especialidades de docencia e investigación.

Downloads

Publicado

2011-10-30

Como Citar

MARIEL, A. R. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CORPORAIS ALTERNATIVAS NOS LIMITES DE UM PROJETO EDUCATIVO HEGEMÔNICO. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 83–100, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.22840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/22840. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais