REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL1 UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
Resumo
Neste estudo, pretendo aprofundar e sistematizar reflexões a partir de uma análise do atual momento dos estudos históricos na Educação Física brasileira. Para isso, faço uso primordial das coletâneas dos dois primeiros encontros nacionais específicos de história, e também das produções na área de História da Educação Física, sejam livros, trabalhos apresentados. A esse aumento de preocupações relativas à história, refletido diretamente no aumento da produção científica, não parecem, no entanto, ser perceptíveis discussões e reflexões relativas à qualidade, natureza e especificidades dessa produção. congressos nacionais e capítulos de livros/ monografias que tive acesso. Devo também explicitar que estou bastante influenciado pelas idéias de Mirian Jorge Warde (1990) acerca dos problemas na História da Educação, embora em determinados momentos venha a optar por caminhos diversos na análise.
Palavras-chave
História da educação física. Historiografia.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2206
Direitos autorais
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

