Mané Garrincha como Síntese da Identidade do Futebol Brasileiro

Autores

  • Tiago Lisboa Bartholo Universidade Gama Filho
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2092

Palavras-chave:

Futebol. Identidade Nacional. Garrincha. Biografia.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a biografia do ex-jogador de futebol Garrincha como expressão de uma trajetória individual que encarna significados coletivos sobre o futebol nacional e sobre o “ser brasileiro”. Utilizamos como fonte o livro de Ruy Castro “Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha”. A análise demonstra que a biografia se transforma em um discurso identitário essencialista. A ancestralidade indígena é chave para interpretar tanto a exuberância e simplicidade do seu futebol, quanto seu comportamento avesso às normas sociais e a disciplina nos treinamentos. O dom e sucesso no futebol independem, na leitura cultural realizada pelo biógrafo, do treino, da perseverança e do aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Gama Filho

Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ. Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Bolsista CNPq

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Gama Filho

Doutor em Educação Física Professor do PPGEF-UGF Professor da Faculdade de Educação - UFRJ Professor Colaborador do PPGEF-UFES Bolsista do CNPq

Publicado

2008-11-16

Como Citar

BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. Mané Garrincha como Síntese da Identidade do Futebol Brasileiro. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 169–191, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2092. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2092. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios