A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS ANCORADA NA PEDAGOGIA FREIREANA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DALÓGICA-PROBLEMATIZADORA

Autores

  • Mesaque Silva Correia USJT
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu
  • Marília Velardi Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.19558

Palavras-chave:

Educação Física. Idoso. Autonomia pessoal.

Resumo

O pensamento pedagógico freireano tem favorecido significativamente a ampliação de práticas educativas formais e não formais e contribuído com a ampliação de leituras críticas de mundo no qual os educadores têm buscado em suas categorias de análises amparo para suas inquietudes. Desta forma, partindo das leituras do legado freireano o objetivo do presente estudo é refletir criticamente sobre as categorias diálogo e autonomia, assim como iniciar discussões a respeito da prática da educação física para idosos ancorada nos pressupostos teóricos da pedagogia freireana. Para tanto, refletiremos sobre uma experiência dialógica-problematizadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mesaque Silva Correia, USJT

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ampá; Pedagogo pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP; Mestre e Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - USJT; Docente do Projeto Sênior para a Vida Ativa - USJT; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior - (CNPq/GREPES/USJT).

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Coordenadora do Projeto Sênior Para a Vida Ativa e do Grupo de Estudo e
Pesquisa Sênior.

Marília Velardi, Unicamp

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da
Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior.

Downloads

Publicado

2011-08-29

Como Citar

CORREIA, M. S.; MIRANDA, M. L. de J.; VELARDI, M. A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS ANCORADA NA PEDAGOGIA FREIREANA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DALÓGICA-PROBLEMATIZADORA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 281–297, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.19558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19558. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios