PLURALIDADE CULTURAL: OS ESPORTE RADICAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Igor Armbrust Universidade São Judas Tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.14937

Palavras-chave:

Esportes Radicais. Complexidade. Educação. Física Escolar

Resumo

O currículo da Educação Física vem se renovando e observa-se que seus conteúdos tradicionais começam a compartilhar o espaço da escola com conteúdos atualmente bastante divulgados. Os Esportes Radicais encontram-se nessa situação, vêm atraindo o interesse de crianças em idade escolar e mostrando seu potencial educativo convergente com os objetivos da Educação Física. Em contrapartida, são identificadas resistências da parte dos educadores, que se expressam por meio de preocupações relativas à imagem de risco e imprevisibilidade envolvidos nesses conteúdos. Diante dessa situação, este ensaio tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a inserção dos Esportes Radicais nas propostas pedagógicas escolares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Armbrust, Universidade São Judas Tadeu

Universidade Camilo Castelo BrancoFaculdades Integradas de Santo André

Universidade São Judas Tadeu

Professor do curso superior em Educação Física

Mestrando em Educação Física

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Professora dos cursos de mestrado e doutorado em Educação Física. Professora do curso superior em Educação Física. Universidade São judas Tadeu

Downloads

Publicado

2012-03-05

Como Citar

ARMBRUST, I.; SILVA, S. A. P. dos S. PLURALIDADE CULTURAL: OS ESPORTE RADICAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 281–300, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.14937. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/14937. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios