Textos Pedagógicos sobre o ensino da educação física

Autores

  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.13265

Palavras-chave:

Educação Física, textos pedagógicos,

Resumo

O livro Textos Pedagógicos Sobre o Ensino da Educação Física, de Hildebrandt-Stramann, é fruto do trabalho e dedicação da Profa. Dra. Ingrid Marianne Baecker que reuniu vários dos textos produzidos pelo autor no período de 1984 a 1994. A participação de Hildebrandt-Stramann no Programa de Intercâmbio Brasil Alemanha, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-Graduação de Educação Física, foi de grande importância e serviu como porta de entrada de seus pensamentos e reflexões sobre a Educação Física, a escola, o movimento e o esporte. Os textos reunidos nesta obra retratam bem os posicionamentos do autor e nos colocam de forma clara e simples a riqueza existente no mundo do movimento humano e como ele pode ser trabalhado dentro do setor educacional, que vai para muito além da função técnicoinstrumental. O autor trabalha a Educação Física na perspectiva da Fenomenologia e aponta a experiência como ponto crucial a ser considerado no desenvolvimento das ações da área no setor educacional. Trata-se de uma obra significativa e que registra de forma inconteste a participação do autor nas superações pedagógicas tradicionais da Educação Física brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. Consultor do INEP - SESu - MEC para o ENADE e comissões de avaliação institucional e autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Atuação como Consultor do Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte Educacional como Coordenador Pedagógico no Programa Segundo Tempo.

Downloads

Publicado

2010-05-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. B. de. Textos Pedagógicos sobre o ensino da educação física. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 171–182, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.13265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/13265. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas e Midias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.