A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARA O DESENHO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Teresa Lleixà Universidad de Barcelona
  • Miguel Angel Torralba University of Barcelona
  • Sergio Roberto Abrahão UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.12740

Palavras-chave:

Educação Física. Avaliação. Educação Baseada em Competências. Ensino Fundamental

Resumo

No momento atual, de consolidação do currículo de competências, temos a oportunidade de repensar a avaliação.  Com o objetivo de construir e validar procedimentos de avaliação de competências em Educação Física para a Educação Primária, uma equipe de professores universitários, juntamente com um grupo de professores de escola primária, utilizamos um método de investigação-ação. Ao longo deste artigo, apresentamos o processo desenvolvido que será confrontado com as características de uma boa avaliação de competências. Entre estas características destacamos: estabelecer situações problemáticas; permitir a integração e transferência de aprendizagem; aplicar a resposta em contextos diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Lleixà, Universidad de Barcelona

Possui graduação em Educación Física pela Universidad de Barcelona(1984) e doutorado em Ciencias de La Educación pela Universidad de Barcelona(1999). Atualmente é professor titular da Universidad de Barcelona. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educación Física.

Miguel Angel Torralba, University of Barcelona

Deparment of Teacher Training in Physical Education

Sergio Roberto Abrahão, UFPR

UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Professor
FormaçãoUniversitat de Barcelona
Barcelona
DoutoradoUFPR (Universidade Federal do Paraná)

Downloads

Publicado

2010-07-25

Como Citar

LLEIXÀ, T.; TORRALBA, M. A.; ABRAHÃO, S. R. A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARA O DESENHO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 33–51, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.12740. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/12740. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais