APRENDENDO O VALOR DO TEMPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.112146

Palavras-chave:

Educação Física. Tempo. Exercício físico. Emoções manifestas

Resumo

O presente artigo analisa as práticas pedagógicas da Educação Física de um contexto específico para descrever como promovem a aprendizagem do tempo. A partir de uma etnografia, obtém-se as atividades propostas pelos professores de Educação Física de uma escola de Meliana, na província de Valência (Espanha). Reúnem-se 82 tarefas motrizes, que são analisadas e contextualizadas no marco educativo. Aos olhos das Ciências da Educação, os resultados mostram uma tendência em realizar atividades sem resultado, nas quais não existe um final delimitado pelas regras. Em um tempo inferior, realizam-se atividades com resultado, nas quais os participantes classificam-se em função do desenlace. A escola orienta os discentes a aprenderem a organizar o tempo livremente e a relacionar-se socioafetivamente, e a adaptar-se aos ritmos sociais impostos e às emoções derivadas destes.

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Biografia do Autor

Javier Gil Quintana, Universitat de Valencia. Valencia

Profesor Facultad Ciencias de la Actividad Física y el Deporte

Joseba Etxebeste Otegi, Universidad del País Vasco (UPV-EHU)

Profesor Facultad de Educación y Deporte

Publicado

2021-09-18

Como Citar

GIL QUINTANA, J.; ETXEBESTE OTEGI, J. APRENDENDO O VALOR DO TEMPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27050, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.112146. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/112146. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais