A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.106792

Palavras-chave:

Educação Física. Promoção da Saúde. Saúde Coletiva. Ensino Fundamental e Médio.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre as relações entre Educação Física Escolar e saúde, publicada em periódicos científicos das áreas de Educação e Educação Física. Foi realizada uma revisão integrativa em periódicos indexados no sistema WebQualis, sendo identificadas 41 produções. O foco dos estudos está na escolha dos temas a serem aprendidos nas aulas. Diferentes temas têm sido propostos, com predomínio de conhecimentos sobre as implicações biológicas do exercício físico, mesmo em estudos que adotam a perspectiva da promoção da saúde, evidenciando a polissemia do termo. Constata-se a prioridade na análise sobre concepções de saúde, sendo negligenciado o debate sobre a concepção de escola que fundamenta a relação entre saúde e Educação Física Escolar. Identifica-se, portanto, a necessidade de ampliar o debate sobre o tema, buscando apoio no referencial da saúde coletiva e aproximando do contexto escolar, com o protagonismo de professores e professoras na produção de conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Villa Lobos Mantovani, Universidade São Judas Tadeu

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas. Especialista em Educação Física Escolar e Mestrando Na Universidade São Judas. Atualmente atua como Professor de Educação Física na rede particular de ensino e instrutor De atividades físicas - Serviço Social Do Comércio Sp. Atuou Como Coordenador Pedagógico no Governo do Estado de São Paulo, Coordenador de Esportes no Clube Adc Ericsson, Coordenador de Recreação de Lazer.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguinte temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora e Educação Física, atuo como professora no programa de pós-graduacão stricto sensu em Educação Física e no curso de graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Escola e Currículo.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

MANTOVANI, T. V. L.; MALDONADO, D. T.; FREIRE, E. dos S. A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27008, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.106792. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106792. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais