A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Thiago Villa Lobos Mantovani, Daniel Teixeira Maldonado, Elisabete dos Santos Freire

Resumo


Este estudo objetivou analisar a produção científica sobre as relações entre Educação Física Escolar e saúde, publicada em periódicos científicos das áreas de Educação e Educação Física. Foi realizada uma revisão integrativa em periódicos indexados no sistema WebQualis, sendo identificadas 41 produções. O foco dos estudos está na escolha dos temas a serem aprendidos nas aulas. Diferentes temas têm sido propostos, com predomínio de conhecimentos sobre as implicações biológicas do exercício físico, mesmo em estudos que adotam a perspectiva da promoção da saúde, evidenciando a polissemia do termo. Constata-se a prioridade na análise sobre concepções de saúde, sendo negligenciado o debate sobre a concepção de escola que fundamenta a relação entre saúde e Educação Física Escolar. Identifica-se, portanto, a necessidade de ampliar o debate sobre o tema, buscando apoio no referencial da saúde coletiva e aproximando do contexto escolar, com o protagonismo de professores e professoras na produção de conhecimento.

 


Palavras-chave


Educação Física. Promoção da Saúde. Saúde Coletiva. Ensino Fundamental e Médio.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106792

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