TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.105434

Palavras-chave:

Educação Física. Bolsas de estudo. Educação de Pós-Graduação. Indicadores de Produção científica.

Resumo

Este estudo buscou analisar a produção científica dos bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da área da Educação Física (PQ-EF), procurando entender a sua trajetória e verificar tendências quanto a publicações de artigos e às eventuais alterações nas suas características no período de 1991 a 2016. Foram analisados os currículos dos 91 bolsistas PQ-EF em curso no ano de 2017, no que diz respeito aos artigos publicados em periódicos, número de coautores e posição na autoria dos artigos, como também a relação entre esses fatores por níveis de bolsa e tempo de término do doutorado. Os resultados revelaram um aumento expressivo da produção científica per capita e também um aumento de publicações multiautorais com número cada vez maior de coautores, sugerindo estratégias de publicação visando ao aumento de produtividade.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

TANI, G.; DREWS, R.; CORRÊA, U. C. TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26088, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.105434. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/105434. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios