INFLUÊNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOAFETIVAS NO ENSINO MÉDIO

José Manuel Armada Crespo, Mar Montávez Martín, Ignacio González López

Resumo


O presente trabalho aspira a avaliar a eficácia de um programa de Expressão Corporal, na disciplina de Educação Física, sobre o desenvolvimento de Habilidades Socioafetivas em estudantes do 4º ano do Ensino Médio Obrigatório de um centro localizado em uma zona de transformação social. Para demonstrar essa eficácia, foi realizada uma investigação quase experimental pré-pós-teste, desenvolvendo duas sessões semanais por quatro meses, determinando que o programa gerava diferenças estatisticamente significativas nos alunos, aumentando os padrões de relacionamento e socialização. Da mesma forma, foram observadas mudanças na percepção da capacidade de resolução de conflitos, além de diferenças significativas associadas a idade e sexo dos participantes. O início de um grupo de discussão permitiu medir a satisfação ou transferir para a vida cotidiana as habilidades socioafetivas. Isso leva à conclusão de que a Expressão Corporal é uma ferramenta útil para o desenvolvimento das habilidades mencionadas.

Palavras-chave


Educação Física e Treinamento. Socialização. Inteligência Emocional. Adolescente.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.104634

Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment