A SOCIOLOGIA DO ESPORTE NA ARGENTINA: APONTAMENTOS PRELIMINARES ACERCA DA ESTRUTURAÇÃO DE UM SUBCAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO

Autores

  • Letícia Cristina Lima Moraes Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
  • Alejo Levoratti Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Argentina.
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.103290

Palavras-chave:

Sociologia. Esportes. Argentina. História.

Resumo

A Sociologia do Esporte, como subdisciplina, emergiu a partir dos anos 1960-70 na Europa e América do Norte com a finalidade de analisar a relação interdependente do fenômeno esportivo e da vida em sociedade. As discussões da Sociologia do Esporte, no entanto, só adentraram o território latino-americano a partir dos anos 1980, principalmente através de estudos antropológicos do futebol no Brasil e, posteriormente, na Argentina. O presente ensaio tem o objetivo de apresentar um panorama da estrutura do campo científico argentino e localizar a Sociologia do Esporte no interior desse sistema, apontando as peculiaridades dessa subdisciplina na Argentina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cristina Lima Moraes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na linha de pesquisa Aspectos socioculturais do Esporte e Lazer, no Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. 

Alejo Levoratti, Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Argentina.

Professor da Universidad Nacional de La Plata e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Professor no Programa de pós-graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

MORAES, L. C. L.; LEVORATTI, A.; JÚNIOR, W. M. A SOCIOLOGIA DO ESPORTE NA ARGENTINA: APONTAMENTOS PRELIMINARES ACERCA DA ESTRUTURAÇÃO DE UM SUBCAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26097, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.103290. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/103290. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios