Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620

Palavras-chave:

Educação. TDIC’s. Aplicativos.

Resumo

O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Paulo de Sá Filho, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Goiano, Pós-graduado em MBA Gestão Estratégica de Negócios; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância; Gestão de Empresas Sucroalcooleiras; Processos Produtivos Criativos; Graduado em Administração de Empresas, Teologia e Pedagogia; Técnico em Contabilidade.Tem experiência em Educação a Distância e no usos de Tecnologias Educacionais desde 2005, no Ensino Superior desde 2008 e na Educação Profissional e Tecnológica desde 2011. Atualmente é Coordenador Técnico de Cursos no Núcleo Integrado de Educação a Distância do SESI/SENAI GO.

Remi Castioni, Universidade de Brasília UnB

Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació (2017/18). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, políticas comparadas de educação profissional, indústria 4.0, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional e sistema nacional de inovação. Foi membro do Fórum Nacional de Educação - FNE e do Fórum Distrital de Educação - FDE. Foi diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. Foi Membro do Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica - CONPEP, da SETEC/MEC. Foi membro do Conselho Diretor do Fundo PIS-PASEP. Foi diretor da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e diretor por dois mandados da Associação dos Docentes da Universidade de Brasilia - UnB. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC É membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF e do corpo editorial da Editora CulturaTrix. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

DE SÁ FILHO, P.; CASTIONI, R. Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 19 abr. 2024.