Avaliação fuzzy do Simulador de Realidade Virtual REANIME para o Aprendizado de Profissionais da Saúde

Ana Carolina Costa de Oliveira, Juliana Paiva Góes Ramalho, João Agnaldo do Nascimento, Sérgio Ribeiro dos Santos, Juliana Sousa Soares de Araújo, Luiz Bueno da Silva

Resumo


Este artigo tem o objetivo de avaliar o sistema especialista fuzzy a partir do simulador de realidade virtual REANIME para o aprendizado de profissionais de saúde no processo de reanimação neonatal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo não-probabilístico por conveniência, tendo em vista que a amostra dos profissionais de saúde participantes ocorreu por adesão, de forma voluntária. Como resultado, pode-se destacar que a avaliação dos profissionais da saúde foi classificada como concordância quase perfeita, visto que das oitos simulações satisfatórias, apenas uma apresentou discordância no que diz respeito às regras fuzzy. Em simulações classificadas como insatisfatórias não ocorreu nenhum erro. Assim, conclui-se que o modelo fuzzy implementado foi considerado satisfatório para o aprendizado em reanimação neonatal. Contudo, sugere-se que outras simulações sejam realizadas no sentido de contribuir com futuros trabalhos.

Palavras-chave


Aprendizado; Reanimação neonatal; Realidade virtual; Fuzzy.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.106202

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