Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares

Autores

  • Luís Miguel Dias Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Márcia Mychelle Nogueira Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Moreira Rocha Veiga Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102141

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Aprendizagem a pares, Ensino médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos.

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Biografia do Autor

Márcia Mychelle Nogueira Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação, PPGE, UFSM

Adriana Moreira Rocha Veiga, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N.; ROCHA VEIGA, A. M. Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102141. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - Artigos Premiados no Ciclo CINTED 2019