O SIGNIFICADO DA SOCIOCOSMOLOGIA NAS HISTÓRIAS DOS KOFA AG: O MUNDO E A VIDA KAINGANG

Autores

  • Cíntia Marcia da Silva Guisso Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.72932

Palavras-chave:

Histórias Kaingang, Kofa ag (velhos), Sociocosmologia.

Resumo

O presente trabalho aborda a Educação Indígena, analisando o significado da sociocosmologia presente na cultura imaterial dos Kaingang, transmitida pelos kofa ag (velhos) através de histórias, em relação à noção de mundo e de vida desse povo. A pesquisa, desenvolvida na Terra Indígena Xapecó, é de cunho qualitativo, na perspectiva da autoetnografia. O estudo permite inferir que o povo Kaingang reproduz e recria, através de seus histórias, os conceitos fundamentais de organização social, moral e religiosa, salvaguardando princípios e valores que são perpassados através de metáforas, embasados na relação intensa do Kaingang com a natureza e com a espiritualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Marcia da Silva Guisso, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Indígena Kaingang. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), recebendo apoio como Bolsista Capes. É professora da Escola de Educação Básica Cacique Vankrê, na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC, Brasil

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

GUISSO, C. M. da S.; BERNARDI, L. T. M. dos S. O SIGNIFICADO DA SOCIOCOSMOLOGIA NAS HISTÓRIAS DOS KOFA AG: O MUNDO E A VIDA KAINGANG. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 143, 2017. DOI: 10.22456/1982-6524.72932. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/72932. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS