A GESTÃO DE PROJETOS AGROAMBIENTAIS NO PROGRAMA CARTEIRA INDÍGENA NA BAIXADA SANTISTA (SP)

Autores

  • Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luiz Antonio Norder UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.71872

Palavras-chave:

Políticas públicas, Projetos agroambientais, Tupi-Guarani

Resumo

As políticas públicas para os povos indígenas no Brasil têm passado por diversas mudanças nas últimas duas décadas. Após o fim da ditadura militar e com a redemocratização, inicia-se um processo de diversificação das políticas indigenistas. Como parte deste processo, o Programa Carteira Indígena, em vigência desde 2004, objetiva a promoção da segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável nos territórios indígenas, tendo a Agroecologia como um de seus princípios de atuação. O presente artigo analisa as percepções dos atores sociais envolvidos na implementação de projetos do Programa Carteira Indígena a partir de um estudo de caso em duas Terras Indígenas da Baixada Santista, no Estado de São Paulo. Nesta perspectiva, o Programa surge como uma oportunidade de desenvolvimento para esses povos, ao mesmo tempo que faz emergir um conjunto de novos problemas para que as políticas públicas tenham maior coerência e integração e possibilitem a construção de alternativas efetivas para a gestão sustentável dos territórios indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam) pela Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Antonio Norder, UFSCar

Professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar)

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

VAZ, R. M. G. F. C.; NORDER, L. A. A GESTÃO DE PROJETOS AGROAMBIENTAIS NO PROGRAMA CARTEIRA INDÍGENA NA BAIXADA SANTISTA (SP). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 214, 2017. DOI: 10.22456/1982-6524.71872. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/71872. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS