O DISCURSO DOS FRAGMENTOS: SÓCIO-COSMOLOGIA E ALTERIDADE NA CERÂMICA GUARANI PRÉ-COLONIAL

Autores

  • Adriana Schmidt Dias UFRGS
  • Mariana Neumann
  • Rodrigo Montero
  • Marilise Moscardini Passos
  • Pedro Meirelles
  • Roberta Porto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.5977

Palavras-chave:

Cultura material, arqueologia Guarani, arqueologia sul brasileira, análise cerâmica, cerâmica Guarani pintada.

Resumo

De acordo com as fontes etnohistóricas do século XVII, a decoração e a variabilidade formal da cerâmica Guarani estavam relacionadas aos diferentes tipos de uso dos vasilhames, sendo a cerâmica pintada usada principalmente em situações rituais. Com o objetivo de explorar a relação entre os grafismos e as categorias funcionais de vasilhas, bem como as variações estilísticas regionais e/ou cronológicas apresentadas pelas amostras, analisamos coleções de cerâmicas arqueológicas do litoral norte e da região noroeste do Rio Grande do Sul. No estudo de caso aqui apresentado, sugerimos que a cerâmica pintada apresenta alto potencial para análise de problemáticas relativas à alteridade e ao universo sócio-cosmológico Guarani pré-colonial.

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Publicado

2008-12-31

Como Citar

DIAS, A. S.; NEUMANN, M.; MONTERO, R.; PASSOS, M. M.; MEIRELLES, P.; PORTO, R. O DISCURSO DOS FRAGMENTOS: SÓCIO-COSMOLOGIA E ALTERIDADE NA CERÂMICA GUARANI PRÉ-COLONIAL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 5, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.5977. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/5977. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS