UMA IDENTIDADE MUNICIPAL DESAFIADA: ANÁLISE DO CONFLITO EM TORNO DO COMÉRCIO REALIZADO POR INDÍGENAS EM UMA CIDADE DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Juliane Bazzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.51124

Palavras-chave:

Antropologia urbana, Indígenas em cidades, Conflitos espaciais.

Resumo

O artigo aborda o conflito em torno do comércio realizado por indígenas Kaingang em um município turístico da Serra Gaúcha, sob a luz do processo sócio-histórico de elaboração da identidade emblemática da cidade. A despeito do poder público e de outros segmentos sociais locais confrontarem as atividades mercadológicas dos índios com a justificativa de uma necessária regulação comercial, advoga-se aqui que o embate encontra explicação mais profunda no choque que estabelece com uma identidade citadina representativa, centrada na ideia de uma mescla étnica bem-sucedida, propiciada pela colonização alemã e italiana. O abalo identitário ocorre não apenas pela presença dos indígenas na cidade, mas também pela forma de comércio por eles realizada, classificada enquanto ambulante, bem como pelo tipo de produto vendido, caracterizado como industrializado de origem asiática. A partir dessa discussão central, outros contrastes identitários históricos e/ou contemporâneos são problematizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Bazzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2015-06-22

Como Citar

BAZZO, J. UMA IDENTIDADE MUNICIPAL DESAFIADA: ANÁLISE DO CONFLITO EM TORNO DO COMÉRCIO REALIZADO POR INDÍGENAS EM UMA CIDADE DA SERRA GAÚCHA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 54, 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.51124. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/51124. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS