FLORA MEDICINAL GUARANI E KAIOWÁ: CONHECIMENTO TRADICIONAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA

Autores

  • Sônia Pavão UFGD (PPGET/FAIND)
  • Inair Gomes Lopes UFGD (PPGET/FAIND)
  • Kellen Natalice Vilharva UFGD (PPGBG/FCBA)
  • Anastácio Peralta UFGD (PPGET/FAIND)
  • Marildo da Silva Pedro UFGD (PPGECB/FCBA)
  • Eliel Benites UFGD (PPGET/FAIND)
  • Laura Jane Gisloti Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.105223

Palavras-chave:

conhecimento tradicional, etnobotânica, guarani, kaiowá, plantas medicinais

Resumo

Os povos guarani e kaiowá travam, no centro oeste do Brasil, uma batalha contra o roubo de suas terras tradicionais pelo agronegócio que é imperante na região, fazendo com que a luta em defesa de seus territórios seja marcada por estratégias complexas baseada na valorização de seus conhecimentos tradicionais. Com base na análise da literatura disponível, realizamos uma leitura crítica das evidências disponíveis para fornecer um bom cenário dos estudos etnobotânicos para com esses povos, e assim confeccionamos uma matriz de dados com informações sobre as espécies encontradas. Encontramos sete trabalhos sobre plantas medicinais utilizadas por esses povos, com um total de 209 espécies de plantas, incluídas em 175 gêneros e 73 famílias. Concluímos que, apesar da importância desse tema para esses povos, não há grande número de estudos etnobotânicos disponíveis, sendo necessário organizar esforços para preencher lacunas em diferentes áreas do conhecimento e aperfeiçoar a busca por estratégias que possibilitem aos guarani e kaiowá a existência a partir de um modo de vida específico, que respeita as florestas, as águas, as terras e os demais seres vivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Pavão, UFGD (PPGET/FAIND)

Licenciada em Educação Intercultural Indígena Teko Arandu/ UFGD Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/UFGD)

Inair Gomes Lopes, UFGD (PPGET/FAIND)

Licenciada em Educação Intercultural Indígena Teko Arandu/ UFGD Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/UFGD)

Kellen Natalice Vilharva, UFGD (PPGBG/FCBA)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Geral/Bioprospecção (PPGBG/UFGD)

Anastácio Peralta, UFGD (PPGET/FAIND)

Licenciado em Educação Intercultural Indígena Teko Arandu/ UFGD Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/UFGD)

Marildo da Silva Pedro, UFGD (PPGECB/FCBA)

Licenciado em Educação Intercultural Indígena Teko Arandu/ UFGD Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB/UFGD)

Eliel Benites, UFGD (PPGET/FAIND)

Professor da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFGD)

Laura Jane Gisloti, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/FAIND) Professora do Programa de Pós Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB/FCBA) Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

PAVÃO, S.; LOPES, I. G.; NATALICE VILHARVA, K.; PERALTA, A.; DA SILVA PEDRO, M.; BENITES, E.; GISLOTI, L. J. FLORA MEDICINAL GUARANI E KAIOWÁ: CONHECIMENTO TRADICIONAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 160, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.105223. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/105223. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

AUTORES INDÍGENAS