EDUCAÇÃO KAINGANG E EDUCAÇÃO ESCOLAR KAINGANG: UM EXEMPLO DE BEM ESTAR E BEM VIVER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.100653

Palavras-chave:

Kaingang, Escola indígena, Cultura indígena, Integração escola-comunidade

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades da escola indígena kaingang no encontro das culturas indígena e não indígena a partir da experiência da comunidade Taquarucu na escola indígena Katiu Gria. A partir da observação direta e de depoimentos colhidos, observa-se que a escola constitui uma fonte hegemônica de conhecimento para essas crianças, que também aprendem através de outras situações vivenciadas por elas, especialmente através da participação nas atividades cotidianas junto a familiares, fortalecendo a cultura kaingang. Ao reconhecer alguns aspectos comuns dos processos de aprendizagem nesses dois contextos (indígena e não indígena), como as experiência e a participação de todos, a atenção aos esforços da prática do conhecimento, na iniciativa dos aprendizes e a atribuição progressiva de responsabilidades, o artigo procura contribuir para os debates sobre o processo da educação nos espaços significativos para a comunidade e a preservação da cultura kaingang.

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Biografia do Autor

Ivone Jagnigri da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação - UFRGS

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

DA SILVA, I. J.; FRANCO, S. R. K. EDUCAÇÃO KAINGANG E EDUCAÇÃO ESCOLAR KAINGANG: UM EXEMPLO DE BEM ESTAR E BEM VIVER. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 346, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.100653. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/100653. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

AUTORES INDÍGENAS