Contribuições da Ciência da Informação para a cidadania digital no Brasil: a participação social em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.306-329

Palavras-chave:

Cidadania Digital, Participação social, Ciência da Informação, Brasil

Resumo

Apresenta levantamento e discussão de trabalhos brasileiros sobre a cidadania digital na área da Ciência da Informação, com foco na participação social. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, pautada na análise de conteúdo das publicações selecionadas. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados onze trabalhos publicados nos últimos dez anos em periódicos científicos, eventos acadêmicos ou programas de pós-graduação em Ciência da Informação, diretamente relacionados à temática em questão. São sintetizados e apresentados os objetos, objetivos e contribuições de cada trabalho. Em seguida, apresenta-se e discute-se um quadro com o resumo dos estudos, incluindo os aspectos de cidadania digital identificados em cada trabalho. Como resultados, observou-se que a maior parte das pesquisas apontou problemáticas que impactam diretamente no exercício da cidadania digital. Isso porque, segundo os pesquisadores, parte das iniciativas nesse tema está cercada de um discurso de participação sem efeitos práticos, com pouca ou nenhuma influência no processo de decisão política. Por outro lado, também foram apresentados estudos na área que demonstraram a consolidação e a tendência do uso dos Dados Governamentais Abertos para um novo modelo de governança digital, o que representa um grande avanço para a cidadania digital no Brasil. 

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Biografia do Autor

Sandryne Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Renato Fernandes Correa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Computação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

JANUÁRIO, S. B. B.; CORREA, R. F. Contribuições da Ciência da Informação para a cidadania digital no Brasil: a participação social em questão. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 306–329, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.306-329. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/94077. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo