Bookshelf tour

categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers

Autores

  • Admeire da Silva Santos Sundström Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Campus de Marília.
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.13-38

Palavras-chave:

Booktubers. Colecionismo bibliográfico. Memória coletiva. Folksonomia. Organização do conhecimento.

Resumo

Existem diversas formas de se organizar o conhecimento e isso torna viável e necessário o estudo de instâncias populares de organização do conhecimento. Nesta pesquisa, o objeto de estudo é a comunidade booktube, que é composta por pessoas que dividem suas experiências literárias através de vídeos disponibilizados na plataforma YouTube. As análises dos vídeos permitiram classificar determinados booktubers como colecionadores de livros. Entende-se que o colecionismo bibliográfico ocorre em instância particular, é motivado por razões subjetivas e a organização desses acervos segue ordens próprias de cada colecionador, sendo assim, questiona-se: é possível aplicar a concepção de folksonomia para identificar as categorias de organização do conhecimento da comunidade booktube? O método é composto por duas etapas: a primeira, consiste na construção do aporte teórico, que buscou a definição conceitual dos assuntos relevantes para análise e interpretação dos dados. A partir disso, parte-se para a segunda etapa, que consiste no uso do Discurso do Sujeito Coletivo para extração dos termos utilizados pela comunidade em questão. Como resultado, percebeu-se a presença de categorias de organizações, a possibilidade do uso do Discurso do Sujeito Coletivo para categorização da linguagem natural e a memória coletiva implícita nesse sistema. Por fim, percebe-se a possibilidade de se utilizar a concepção de folksonomia para identificar modos de organização no colecionismo, os prós e os contras da linguagem natural em uma estrutura conceitual e a possibilidade de se interpretar a folksonomia em outros ambientes além da atual abordagem de processo ou produto de tagueamento na web 2.0.

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Biografia do Autor

Admeire da Silva Santos Sundström, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Campus de Marília.

Doutoranda em Ciência da Informação, Unesp / Marilia

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Campus de Marília.

Livre-Docente em Linguística e Documentação. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília. 

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

SUNDSTRÖM, A. da S. S.; MORAES, J. B. E. de. Bookshelf tour: categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 13–38, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.13-38. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/82898. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo