Incompetências em informação: o caso da conveniência na busca por informação

Autores

  • Lucas Almeida Serafim Universidade Federal do Cariri
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245222.36-59

Palavras-chave:

Competências em informação. Conveniência. Comportamentos de informação. Prática de informação. Ciência da Informação.

Resumo

Este estudo analisa comportamentos de informação baseados em conveniência e suas implicações nas competências em informação de um grupo de professores do Ensino Superior. Mediante pesquisa participante, investiga-se as competências em informação por meio da coleta de dados de percepção e desempenho em atividade prática de busca de informação científica. Dentre as constatações, destaca-se o fato de a maior parte dos participantes fundamentar suas escolhas pelo uso das fontes mais por critérios baseados em conveniência (agilidade, acessibilidade etc.) do que aspectos relacionados a credibilidade e precisão do conteúdo veiculado. Transpondo ponto de vista instrumental e cognitivo – foco majoritário da pesquisa corrente em competências em informação, cujo produto principal é a geração de modelos de boas práticas – esse artigo discute a conveniência com base em abordagens sociocultural e positiva da informação. Conclui-se que a conveniência, ainda que potencialmente danosa para a qualidade da produção de conhecimento dos professores, chama atenção para a dimensão positiva da informação, ainda pouco explorada pelos cientistas da informação, cujos interesses investigativos estão centrados mais nos aspectos problemáticos e nas barreiras de acesso à informação, negligenciando o estudo de como as experiências prazerosas e profundas determinam a busca e uso da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Ciência da Informação (UFPB)
Professor Assistente, Curso de Biblioteconomia (UFCA)

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB)

Professor Associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ) 

Referências

ABDULLAH, Szarina. Measuring the outcomes of information literacy: perception vs evidence-based data. The International Information & Library Review, Londres, v. 42, p. 98-104, 2010.

ASSOCIATION COLLEGE OF RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Illinois: American Library Association, 2000.

BATES, Marcia J. The Invisible Substrate of Information Science. Journal of the American Society for Information Science, Hoboken, v. 50, n. 12, p. 1043-1050, 1999.

BATES, Marcia J. et al. Towards positive information science?. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, New Jersey, v. 46, n. 1, p. 1-5, 2009.

BIDDIX, J. Patrick; CHUNG, Chung Joo; PARK, Han Woo. Convenience or credibility?: a study of college student online research behaviors. Internet and Higher Education, Oxford, UK, v. 14, p. 175-182, 2011.

BUDD, John M.; LLOYD, Annemaree. Theoretical foundations for information literacy: a plan for action. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, New Jersey, v. 51, n. 1, p. 1-5, 2014.

BURKE, M. Overcoming challenges of the technological age by teaching information literacy skills. Community & Junior College Libraries, Londres, v. 16, p. 247-254, 2010.

CONNAWAY, L. S.; DICKEY, T. J.; RADFORD, Marie L. “If it is too inconvenient I'm not going after it:” convenience as a critical factor in information-seeking behaviors. Library & Information Science Research, Londres, v. 33, p. 179-190, 2011.

COX, Andrew M. An exploration of the practice approach and is place in information science. Journal of Information Science, Londres, v. 38, n. 2, p. 176-188, 2012.

COX, Andrew M. et al. Mapping the positive turn for information science. In: ICONFERENCE, 2016, Philadelphia. Proceedings…Philadelphia: Drexel University, 2016. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/89462/Cox377.pdf? sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 maio 2016.

DACOSTA, J. W. Is there an information literacy skills gap to be bridged?: an examination of faculty perceptions and activities relating to information literacy in the United States and England. College & Research Libraries, Chicago, v. 71, n. 13, p. 203-221, May 2010.

FARMER, Lesley. 21st century standards for information literacy. Leadership, Londres, Mar./Apr. 2010.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria. Introdução à Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2009.

FULTON, Crystal; HENEFER, Jean. Information practice. In: ENCYCLOPEDIA of Library and Information Science. 3rd ed. New York: Taylor and Francis, 2010. p. 2519-2525.

GHASEMI, Ali Hossein. Model of developing information literacy for Iranian Ministry of Higher Education (MSRT). Information Sciences and Technology, Teerã, v. 27, n. 2, 2012.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 31-43, jan./abr. 2003.

HARTEL, Jenna. Information activities, resources, and spaces in the hobby of gourmet cooking. Dissertation (Degree Doctor of Philosophy in Information Studies) – Department of Information Studies, University of California, Los Angeles (USA), 2007.

HARTEL, Jenna. The serious leisure frontier in Library and Information Science: hobby domains. Knowledge Organization, Milwaukee, v. 30, n. 3/4, p. 228-238, 2003.

HOYER, Jennifer. Information is social: information literacy in context. Reference Services Review, Bingley, v. 39, n. 1, p. 10-23, 2011.

JULIEN, H.; WILLIAMSON, K. Discourse and practice in information literacy and information seeking: gaps and opportunities. Information Research, Borás, Suécia, v. 15, n. 1, mar. 2010.

KINGSLEY, Karl et al. Why not just Google it? An assessment of information literacy skills in a biomedical science curriculum. BMC Medical Education, Londres, v. 11, 2011.

KIM, Kyung-Sun; SIN, Sei-Ching Joanna. Selecting quality sources: Bridging the gap between the perception and use of information sources. Journal of Information Science, Londres, v. 37, n. 2, p. 178-188, 2011.

KURUPPU, Pali U.; GRUBER, Anne Marie. Understanding the information needs of academic scholars in agricultural and biological sciences. The Journal of Academic Librarianship, Oxford, v. 32, n. 6, p. 609-623, 2006.

LEE, Charlotte P.; TRACE, Ciaran B. The Role of Information in a Community of Hobbyist Collectors. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New Jersey, v. 60, n. 3, p. 621-637, 2009.

LIN, Peyina. Information literacy barriers: language use and social structure. Library Hi Tech, Londres, v. 28, n. 4, p. 548-568, 2010.

LLOYD, Annemaree. Framing information literacy as information practice: site ontology and practice theory. Journal of Documentation, Londres, v. 66, n. 2, p. 245-258, 2010.

MANN, T. Library research models: a guide to classification, cataloging, and computers. New York: Oxford University Press, 1993.

MÊGNIGBÊTO, Eustache. Information policy: content and challenges for an effective knowledge society. The International Information & Library Review, Londres, v. 42, p. 144-148, 2010.

ORIHUELA, José Luís. Blog e blogosfera: o meio e a comunidade. In: ORDUÑA, Octávio I. Rojas. et al. (Org.). Blogs: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thompson, 2007. cap. 1, p. 1-20.

PETTIGREW, Karen E.; FIDEL, Raya; BRUCE, Harry. Conceptual frameworks in information behavior. Annual Review of Information Science and Technology, Hoboken, v. 35, 2001.

PONJUAN, G. Guiding principles for the preparation of a national information literacy program. The International Information and Library Review, Londres, v. 42, p. 91-97, 2010.

SAVOLAINEN, R. Everyday life information seeking: approaching information seeking in the context of way of life. Library & Information Science Research, Londres, v. 17, n. 3, p. 259-294, 1995.

SERAFIM, Lucas Almeida. Competências em informação na educação superior: um estudo com os professores do Curso de Agronomia do Campus da UFC no Cariri. 147 f. 2011. Mestrado (Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SERAFIM, Lucas Almeida; FREIRE, Gustavo Henrique Freire. Ação de responsabilidade social para competências em informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 155-173, jul./set., 2012.

SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES. The SCONUL seven pillars of information literacy: core model for higher education. London, 2011. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/coremodel.pdf >. Acesso em: 2 maio. 2011.

STERN, Caroline; KAUR, Trishanjit. Developing theory-based, practical information Literacy training for adults. The International Information & Library Review, Londres, v. 42, p. 69-74, 2010.

TALJA, Sanna; TUOMINEN, Kimmo; SAVOLAINEN, Reijo. “Isms” in information science: constructivism, collectivism and constructionism. Jornal of Documentation, Londres, v. 61, n. 1, p. 79-101, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VAN DE VORD, R. Distance students and online research: promoting information literacy through media literacy. Internet and Higher Education, Oxford, UK, v. 13, p. 170-175, 2010.

VAN DIJCK, José. Search engines and the production of academic knowledge. International Journal of Cultural Studies, Londres, v. 13, p. 574-592, 2010.

VAN MAANEN, John. Tales of the field: on writing ethnography. 2nd ed. Chicago: the University of Chicago Press, c1988.

WALSH, John. Librarians and controlling disinformation: is multi-literacy instruction the answer?. Library Review, Londres, v. 59, n. 7, p. 498-511, 2010.

WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

WERSIG, Gernot. Information Science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing Management, Londres, v. 29, n. 2, p. 229-239, 1993.

WILSON, T. D. Information behavior: an interdisciplinary perspective. Information Processing and Management, Londres, v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.

YU, Liangzhi. Towards a reconceptualization of the 'information worlds of individuals'. Journal of Librarianship and Information Science, Londres, v. 44, n. 1, p. 3-18, 2011.

ZIPF, G. K. Human behavior and the principle of least effort. Cambridge: Addison-Wesley Press, 1949.

ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: related paper nº 5. Washington: National Commission on Libraries and Information Science, 1974.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

SERAFIM, L. A.; ARAÚJO FREIRE, G. H. de. Incompetências em informação: o caso da conveniência na busca por informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 36–59, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.36-59. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/61565. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo