Formação das bibliotecas: uma abordagem desde a perspectiva do colecionismo

Autores

  • Gabriela Bazan Pedrão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Eduardo Ismael Murguia Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Colecionismo, Coleções, Bibliotecas pessoais, Livros

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir para os estudos que aprofundem o universo do colecionismo e dos colecionadores, dando especial ênfase às relações com os livros. Assim, foram realizadas duas entrevistas com a finalidade de descobrir as peculiaridades do colecionismo, focando a atenção nas relações do indivíduo com o tempo e o espaço . Os resultados foram bastante esclarecedores no sentido de poder afirmar que as relações com os livros, do ponto de vista do colecionismo, possuem características diferentes das de qualquer outro objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Bazan Pedrão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda com bolsa de financiamento CAPES do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Graduada Bacharel no curso de Ciências da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2010). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica da Universidade de São Paulo (bolsa RUSP), com pesquisa focada na área de biblioteconomia e colecionismo bibliográfico. Na Pós-Graduação tem pesquisa focada na área de colecionismo com ênfase nas coleções da Biblioteca Nacional do Brasil. Na área profissional teve experiências com Bibliotecas Universitárias e Centros de Documentação.

Eduardo Ismael Murguia, Universidade Federal Fluminense

Pesquisador CNPq 2. Possui bacharelado em História pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru (1981), Post Graduate Diploma in Information Work at the Leeds Polytecnich (1987), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós doutorado plo Instituto Brasileiro de Informação e Ciêcnia e Tecnologia (2010). Atualmente é professor efetivo, adjunto I, do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense (UFF); e do PPGCI da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e Documentação, atuando principalmente com colecionismo, memória e instituicões documentais.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

PEDRÃO, G. B.; MURGUIA, E. I. Formação das bibliotecas: uma abordagem desde a perspectiva do colecionismo. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 396–414, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36306. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo