Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior

Autores

  • Marta Leandro da Mata Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP

Palavras-chave:

Competência informacional. Avaliação. Programas instrucionais. Ensino Superior. Métodos e instrumentos.

Resumo

A sociedade da informação traz consigo novos dilemas para a educação, principalmente em relação à formação que vem oferecendo aos estudantes. As instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar indivíduos com capacidade de raciocínio crítico, bem como de desenvolver processos ligados à competência informacional. Para a implementação de programas dessa natureza torna-se necessário estabelecer processos, como o planejamento, apoio administrativo e financeiro, recursos informacionais e humano e, principalmente, a avaliação. Dessa forma, este artigo busca sistematizar teoricamente a avaliação, seus métodos, e indica alguns instrumentos, contribuindo para fortalecer as práticas de implementação de programas de competência informacional nas instituições de ensino superior. Considera-se que por meio da avaliação seja possível verificar se o programa foi bem sucedido, se os objetivos estabelecidos foram alcançados, se houve a aquisição de competências informacionais pelos estudantes,bem como o desempenho dos instrutores e demais membros envolvidos e as implicações para a instituição.

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Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

2012-07-30

Como Citar

MATA, M. L. da. Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 141–154, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/22081. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo