Jornalistas e o acesso à informação

Autores

  • Maria de Jesus Nascimento
  • Caroline Sommer

Palavras-chave:

Acesso à informação, necessidade de informação, jornalistas, jornalismo científico

Resumo

Objetivou verificar as necessidades, formas de busca e a freqüência com que os jornalistas acessam e obtêm informação, assim como utilizam suas novas tecnologias. Foram levadas em consideração as barreiras que enfrentam para suprir suas necessidades de informação como tempo, recursos disponíveis, discurso científico versus discurso jornalístico, o grande volume de informação e o impacto da Internet. Os resultados mostram uma diversidade de opiniões, muitas vezes antagônicas, mas houve unanimidade em apontar que é difícil para o jornalista entender a linguagem científica e traduzi-la em matéria jornalística atrativa para o público-leitor de menos conhecimento. Ficou claro também que o impacto das novas tecnologias mudou o comportamento de busca de informação dos jornalistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Nascimento

Doutora em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação do Centro de Ciências da Educação – CCE da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Currículo Lattes

Caroline Sommer

Acadêmica do curso de Biblioteconomia - CCE/UDESC Bolsista do Programa de Iniciação Científica Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

NASCIMENTO, M. de J.; SOMMER, C. Jornalistas e o acesso à informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 425–452, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/128. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Cibercultura e Bibliotecas