Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos anais do ENANCIB

Autores

  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Manuela Soares da Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Organização do conhecimento. Análise Conceitual. Terminologia.

Resumo

A comunicação científica se realiza por meio de representações conceituais do conhecimento especializado, cuja clareza depende da precisão terminológica. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o emprego do termo “organização do conhecimento” (OC), buscando-se convergências com o conceito proposto por Bräscher e Café (2010). A pesquisa bibliográfica, de caráter quali-quantitativo, teve seus dados coletados nos anais do ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, no Grupo de Trabalho 2: Organização e Representação do Conhecimento. O corpus da pesquisa está composto de 51 trabalhos. Esses trabalhos foram analisados à luz dos dois atributos do conceito norteador. Considerando que 76% dos documentos apresentaram conformidade com ao menos um dos atributos sugeridos pelo conceito norteador, é possível concluir que existe um movimento em direção à convergência da área quanto ao conceito de OC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística (Université Laval, Canadá). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC.

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação- PGCIN/UFSC. Mestre em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC. Professora do Departamento de Ciência da Informação - CIN/UFSC

Manuela Soares da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda PGCIN/UFSC. Bolsista PIBIC no período 2011-2012.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

CAFÉ, L. M. A.; BARROS, C. M. de; FONSECA, M. S. da. Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos anais do ENANCIB. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 86–112, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/42696. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)