Identidades,Valores e Mudanças: o poder da identidade profissional. Os bibliotecários subsistem na era da informação?

Autores

  • Maria Tereza Machado Teles Walter

Palavras-chave:

Identidade profissional, bibliotecário, profissional da informação

Resumo

O trabalho aborda a questão da construção e desconstrução das identidades profissionais, especialmente focalizando o grupo dos bibliotecários e profissionais da informação, cujo modo de realizar seu trabalho foi profundamente afetado pelas tecnologias de informação e comunicação. A análise é efetuada sob a perspectiva da literatura, por intermédio da qual são apontados os fatores que concorrem para formação das identidades profissionais, além das dificuldades de delimitação das fronteiras de jurisdição de exercício profissional, especialmente no caso dos bibliotecários. Finalmente, identifica-se o entrave para repensar a profissão bibliotecária em função da proteção normativa, mas evidencia-se essa necessidade em decorrência da emergência das tecnologias de informação, de outros grupos de profissionais da informação que concorrem pelos mesmos nichos de atuação, visando à subsistência desse grupo ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Machado Teles Walter

Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília Bibliotecária do Supremo Tribunal Federal, Brasília. DF Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Profissional e Mercado de Trabalho da Unb. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

WALTER, M. T. M. T. Identidades,Valores e Mudanças: o poder da identidade profissional. Os bibliotecários subsistem na era da informação?. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 287–299, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/96. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo