Gestão da informação e tecnologias: diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no âmbito da autenticidade

Autores

  • Larissa Fernandes Dutra PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Cátia Rodrigues Barbosa Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação
  • Diomira Maria Cicci Pinto Faria Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.185-210

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Museus Virtuais, Autenticidade.

Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir na criação de diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no que tange à sua autenticidade. Por meio do método dedutivo, ao trabalharmos com a teoria sobre o autêntico, analisou-se um modelo de site de museus virtuais para criar indicadores de avaliação de autenticidade dentro desses. Após as análises teórica e prática elaborou-se um questionário piloto visando validar os indicadores criados e, caso necessário, a elaboração de outros novos mediante a resposta do público. Em seguida, foi definida a amostra da pesquisa, aplicados os questionários finais, analisado os resultados obtidos e, então, criadas as diretrizes para a interface dos museus virtuais. Identifica-se que a autenticidade é um conceito dinâmico que diz respeito tanto a questões verificáveis através da matéria de um objeto digital, quanto a questões não materiais que emergem da relação entre o homem e esse objeto. A amostra pesquisada acredita que os museus virtuais são autênticos principalmente pelo seu valor informativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes Dutra, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre e doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG)

Cátia Rodrigues Barbosa, Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação

Pós doutorado em Museologia pela Universidade de Québec em Montréal ( UQÀM- 2014)- Bolsista CAPES. PhD em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National D'Histoire Naturelle de Paris (2005)-Bolsista CAPES. Master em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National D'Histoire Naturelle de Paris ( 2002)- Bolsista CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999)- Bolsista CNPq. Especialização no Ensino de Ciências-modalidade Física pela Universidade Federal de Minas Gerais.Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública ( 2017)- Faculdade de Direito Milton Campos e INASIS- Bolsista Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS). Graduação em Licenciatura Plena Matemática pelo Instituto Newton Paiva. Participou como pesquisadora associada PALOC: Patrimoine Locaux- IRD : L'Institut de recherche pour le développement ( França) .Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ( ANCIB). Líder do grupo de pesquisa e estudos em Museologia-arte e estética na tecnologia, educação e ciência MUSAETEC-UFMG/ECI-CNPq ( www.musaetec.com). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação. Areas de interesse: museologia; museus; patrimônio científico- cultural; identidade cultural; tecnologia no âmbito dos museus-cultura- divulgação da Ciência; gestão da informação e do conhecimento no âmbito dos museus e do patrimônio; museologia-estética- fenomenologia; museologia-educação, inteligência de Estado/ Proteção de conhecimento sensível; mediação-comunicação museológica; memória-patrimônio.

Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFMG, líder do grupo de pesquisa " Turismo, economia, cultura e território" e colaboradora do grupo "Economia da Cultura", ambos do CNPq. Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

Referências

ALVARENGA, Lídia. Representação do Conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 18-40, 2003.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Gestão de museus, diagnóstico museológico e planejamento: um desafio contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Medianiz, 2014.

CARVALHO, Rosane Maria Rocha. As transformações da relação museu e público: a influência das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de um público virtual. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

CUNHA, Licinio. Autenticidade e Inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros. Journal of Tourism Studies, Lisboa, v. 4, n. 4, p. 9-27, 2011.

DUTRA, Larissa Fernandes; FARIA, Diomira Maria Cicci Pinto. Sociedades contemporâneas e o mundo de telas: um estudo acerca do museu virtual do Circuito Liberdade In: FÓRUM ABRATUR, 17., 2017, Recife. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2017. p. 123-124.

DUTTON, Denis. Authenticity in art. In: LEVINSON, Jerrold (org.). The Oxford Handbook of Aesthetics. New York: Oxford University Press, 2005. p. 258-274.

ERA VIRTUAL. Portal Era Virtual. Minas Gerais, 2018. Disponível em: http://eravirtual.org/. Acesso em: 20 dez. 2018. Acesso em: 10/03/2018.

FORMENTON, Danilo; GRACIOSO, Luciana Souza; CASTRO, Fabiano Ferreira. Revisitando a preservação digital na perspectiva da Ciência da Informação: aproximações conceituais. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 170-191, 2015.

HARVEY, William Robert. Authenticity and experience among visitors at a historic village. 2004. Thesis (Master of Science in Forestry) - Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

LIRA, Flaviana Barreto. Patrimônio cultural e autenticidade: montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento. 2009. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

LORD, Gail Dexter; MARKET, Kate. The manual of strategic planning for museums. Lanham: AltaMira Press, 2007.

MALRAUX, Andre. Discours à l’assemblee nationale française 1945-1976. [s.l.]: Assemblée Nationale, 1996.

MOURA, Ithalo Bruno Grigório; LIMA, João de Deus; NETO, Francisco Milton Mendes; MAIA, Paulo Sérgio Sousa. MUSERT: um museu virtual em 3D para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural. In: JORNADA DE INFORMÁTICA DO MARANHÃO, 4., 2012, Maranhão. Anais [...]. Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2012, s/p.

PADARATZ, Aline. Experiência do usuário em museus virtuais de moda: diretrizes para o projeto da interface. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Curso de Pós-Graduação em Design, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

RICŒUR, Paul. Entre retórica e poética: Aristóteles. In: RICŒUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000. cap. 1, p. 17-75.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho; ECKERT, Cornelia. A cidade, o tempo e a experiência de um museu virtual: pesquisa antropocronotopológica nas novas tecnologias. Iluminuras, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 2-25, 2000.

SARACEVIC, Tekfo. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.

TOGNOLI, Natalia Bolfarini; GUIMARÂES, José Augusto Chaves. A Diplomática Contemporânea como base metodológica para a organização do conhecimento arquivístico: perspectivas de renovação a partir das ideias de Luciana Duranti. In: CONGRESO INTERNATIONAL SOCIETY OF KNOWLEDGE ORGANIZATION, 9., 2009, Valencia. Anais [...]. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2009. p. 23-35.

WANG, Ning. Rethinking Authenticity in Tourism Experience. Annals of Tourism Research, [s. l.] v. 26, n. 2, p. 349-370, 1999.

YAMAOKA, Eloi. Organização e representação do conhecimento: uma proposta de arquitetura. In: CARVALHO, I. M.; MENDES, S. P.; VERAS, V. M. (org.). Gestão do conhecimento: uma estratégia empresarial, conhecer é preciso! Brasília: J J Gráfica e Comunicação, 2006.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

DUTRA, L. F.; BARBOSA, C. R.; FARIA, D. M. C. P. Gestão da informação e tecnologias: diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no âmbito da autenticidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 185–210, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.185-210. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92580. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)