Gestão da informação e tecnologias: diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no âmbito da autenticidade
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.185-210Palavras-chave:
Gestão da Informação, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Museus Virtuais, Autenticidade.Resumo
O objetivo deste estudo é contribuir na criação de diretrizes para projetos da interface de museus virtuais no que tange à sua autenticidade. Por meio do método dedutivo, ao trabalharmos com a teoria sobre o autêntico, analisou-se um modelo de site de museus virtuais para criar indicadores de avaliação de autenticidade dentro desses. Após as análises teórica e prática elaborou-se um questionário piloto visando validar os indicadores criados e, caso necessário, a elaboração de outros novos mediante a resposta do público. Em seguida, foi definida a amostra da pesquisa, aplicados os questionários finais, analisado os resultados obtidos e, então, criadas as diretrizes para a interface dos museus virtuais. Identifica-se que a autenticidade é um conceito dinâmico que diz respeito tanto a questões verificáveis através da matéria de um objeto digital, quanto a questões não materiais que emergem da relação entre o homem e esse objeto. A amostra pesquisada acredita que os museus virtuais são autênticos principalmente pelo seu valor informativo.Downloads
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