A Credibilidade como Estratégia de Identidade em um Jornal Massivo

Autores

  • Cristine Brum Bernardes

Palavras-chave:

Jornalismo popular, objetividade jornalística, credibilidade, Brasil

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar de que forma a busca da objetividade condiciona as condições de produção do jornal popular massivo Diário Gaúcho, editado no Rio Grande do Sul pela RBS. A partir da reflexão sobre as práticas jornalísticas observadas no periódico, percebemos que a credibilidade é uma categoria fundamental para a identidade do jornal, servindo para afastá-lo do conceito de sensacionalista. Além disso, comprovamos a importância da credibilidade como estratégia de identidade profissional para os jornalistas que atuam no veículo, enquadrado no conceito de jornal popular massivo, segundo a perspectiva que norteia esta análise.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Brum Bernardes

Jornalista. Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (PPGCom/UFRGS). Assessora de comunicação da Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão. Cursa o Bacharelado em Letras na UFRGS.

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

BERNARDES, C. B. A Credibilidade como Estratégia de Identidade em um Jornal Massivo. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 23–40, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/81. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo